Livros #104 - Renascença

Assassins-Creed-RenascençaTítulo: Renascença
Editora: Galera Record
Autor: Oliver Bowden
Nº de páginas: 378
Sinopse: Traído pelas famílias que governam as cidades-estado italianas, um jovem embarca em uma jornada épica em busca de vingança. Para erradicar a corrupção e restaurar a honra de sua família, ele irá aprender a Arte dos Assassinos. Ao longo do caminho, Ezio terá de contar com a sabedoria de grandes mentores, como Leonardo da Vinci e Nicolau Maquiavel, sabendo que sua sobrevivência depende inteiramente de sua perícia e habilidade. Para os seus aliados, ele será uma força para trazer a mudança lutando pela liberdade e pela justiça. Para os seus inimigos, ele será uma ameaça que procura destruir os tiranos que oprimem o povo da Itália. Assim começa uma épica história de poder, vingança e conspiração.





Renascença é o primeiro volume da série Assassin's Creed adaptada dos jogos de mesmo nome. O livro foi escrito Oliver Bowden, que é o pseudônimo do escritor e historiador inglês Anton Gill. Assassin's Creed conta atualmente com oito títulos, sendo que seis deles já foram lançados no Brasil, todos pela editora Galera Record.

Renascença acompanha a saga de Ezio Auditore, que é apenas um jovem irresponsável do século XV com pouco em mente. Como seu pai é um banqueiro muito importante de Florença, ele não tem grandes preocupações na vida, mas de repente seu pai e irmãos são assassinados em uma jogada traiçoeira e corrupta, deixando para Ezio o dever de proteger sua mãe e irmã e certificar-se de que o nome de sua família seja limpo.

Em sua busca desesperada por respostas, Ezio acaba descobrindo que seu pai não era um simples banqueiro mas que, na verdade, fazia parte de uma antiga sociedade secreta, a Irmandade dos Assassinos e, como seu filho, ele tem o dever de continuar com o Credo dos Assassinos e lutar contra a força da Ordem dos Templários. Sua luta envolve não só a vingança contra todos os que prejudicaram
sua família como também o futuro de toda a Europa, e Ezio está decidido à pará-los de uma vez por todas através das páginas de um misterioso documento, o Códex.

Vou buscar vingança sobre todos aqueles que traíram minha família. Eu sou Ezio Auditore de Florença. Sou uma assassino [...] e a verdade será escrita com sangue.

Ezio é um garoto como qualquer outro de 17 anos e tudo com o que se preocupa é como encontrar-se escondido com sua namorada, Cristina Calfucci, e brigar com a família rival à sua, os Pazzi. Quando a tragédia ataca sobre sua família, ele passa a se preparar para enfrentar seus muitos inimigos e para isso tem a ajuda de algumas pessoas e em especial seu tio Mario Auditore e o querido amigo, Leornado da Vinci, que são as únicas pessoas que conseguem traduzir as páginas remanescentes do Códex.

Como se passa durante a renascença, o livro apresenta sua cota de personagens históricos, seja através de políticos, pintores ou escritores. Da Vinci é não só o tradutor das páginas que os Assassinos buscam como é também o homem que projeta as armas do mais novo membro da sociedade secreta. Há ainda nomes importantes do cenário político, como o duque Lourenço de Médici, o pensador Maquiavel e o cardeal Rodrigo Borgia (mais tarde, Papa Alexandre VI), o grande líder dos Templários.

Ele é Rodrigo Borgia: um dos homens mais poderosos em toda a Europa, e líder da Ordem dos Templários.

Como a família Auditore é destruída logo no início do livro não há muito o que se falar deles, mas, de certa forma, não tem como não entender os sentimentos de Ezio. Mas é só o que é disponível ao leitor: uma leve compreensão dos sentimentos da trama. Não há muita profundidade durante o enredo e todas as partes que eram pré-supostas aproximarem o leitor dos personagens passam muito rápido. Uma história cheia de reviravoltas é algo positivo, mas não quando é só o que se é apresentado. Talvez o fato de ser uma adaptação de um video game tenha influenciado, mas esse fator é algo que realmente incomoda durante a leitura.

A história segue um tempo cronológico, mas passa-se muito rápido e as marcações de tempo não são realmente claras, o que irrita bastante, mas também faz com que a narrativa mantenha o seu ritmo mais frenético. E também possibilita o acompanhamento do desenvolvimento dos personagens.

Renascença é um livro que ao virar da última página não acrescenta muito. É um livro mediano, ou seja, não pode-se classificá-lo como ruim assim como é impossível falar que é realmente bom. Talvez aqueles que gostam de uma narrativa mais corrida ou de video games pode ser interessante, mas, novamente, não é algo que realmente possua um quê a mais.


19 comentários:

  1. Eu já tive a oportunidade de comprar esses livros, mas hesitei.... não sei porque, a história em si me chamou a atenção, mas não me conquistou sabe?
    Depois da sua resenha, fiquei curiosa, mas acho que vou esperar mais um tantinho! rsrsrsrrsrs

    bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  2. meu namorado tem essa série e adora, mas eu já dei umas bisbilhotadas neles e não me interessei não ;x

    Gostaria de aproveitar a oportunidade e te convida para participar do sorteio que está rolando lá no blog onde eu escrevo. Estamos sorteando ingressos para assistir Divergente no Cinema!!! :D
    www.futilmasinteligente.com/2014/05/10-pares-de-ingressos-para-divergente.html

    ResponderExcluir
  3. Não gosto do estilo desses livros
    Além de ser séries que só começo quando já saiu todos
    e pela sua resenha não gostei muito não
    :/

    ResponderExcluir
  4. Gosto bastante desse gênero, e por ser adaptado de um jogo eu curti mais ainda Pq adoro esse jogo.

    ResponderExcluir
  5. Eu amo os jogos!!! Ainda quero ler os livros pq sei que os livros não são necessariamente os jogos :D tenho ctz q vou gostar :))

    ResponderExcluir
  6. Infelizmente essa é uma leitura que não me atrai em nada, então não o lerei. Mas pra quem gostar é um livro e tanto.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Tinha que ser a linda Galera Record <3 Eu estou babando feito uma vaca por esse livro hahaha (ai você pensa: "Nossa! ela falou feito uma 'vaca' mesmo?") é eu falei, é que ela nao sabe cuspir entao ela só baba, mas enfim... Me apaixonei de cara pela capa, depois pela parte na sinopse que fala "Ao longo do caminho, Ezio terá de contar com a sabedoria de grandes mentores, como Leonardo da Vinci e Nicolau Maquiavel" haha A-M-E-I HAHA <3 Essa historia de Artes dos Assassinos, o teor histórico politico me conquistou, mas eu quero ler ele fisico haha entao vai demorar um pouco mas até chegar na minha mão haha Eu nem sabia desses jogos, mas nao tenho tanto tempo mesmo, haha sinceramente eu prefiro #Ler <3 Acho que eu tô falando D+, e sou meio haha exagerada, mas você se acostuma hahah bjs, até a proxima resenha e aliais que Layout é esse é tao ligth e Lindo, amei muito cute <3

    ResponderExcluir
  8. Eu até queria ler, mas um amigo leu e não ficou muito empolgado não, contanto que nem terminou de ler a série, e olha que ele já havia comprado todos da série, e isso me desanimou legal. E tem outra coisa, por mais que eu goste de vídeo game não jogo muito, e não joguei Assassin's Creed, então não sei se vai ser tão bom pra mim.

    ResponderExcluir
  9. Uma das séries que mais desejo ler no momento. Tantas resenhas falando bem da série me deixaram ansiosa por conhecer a estória. Seus comentários sobre o livro despertaram ainda mais meu desejo. Adorei saber mais deste personagem e de suas aventuras. Ainda vou ler. Espero que logo! Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Olá
    Ainda não conhecia o livro, somente o jogo. Mas parece ser muito bom. Gostaria de ler.

    ResponderExcluir
  11. Olha, sao poucos os estilos de livro que eu nao gosto e esse é um deles. Eu só consigo imaginar o jogo de video game dos meus filhos. Nao conseguiria encarar a leitura. MAs, para quem gosta, sua resenha ajuda bastante. Abraços.

    ResponderExcluir
  12. Eu tinha um pouco de receio com jogos que viraram livros livros ate ganhar Starcraft" demonios no paraiso" de uma promoção. um livro muito bom... quebrou meus preconceitos e a sua resenha resenha ajudou a me interessar por assassin's creed.

    ResponderExcluir
  13. É uma pena não ter gostado, eu estava bem ansiosa por essa leitura. Na verdade, ainda quero ler, mas agora fico com aquele pé atrás, sabe? haha
    Eu adoro o videogame, a adoro séries grandes assim de livros, e o gênero... acho que será uma ótima combinação para mim.
    Infelizmente, também não sou muito fã de histórias corridas, mas vamos ver o que me espera, ainda quero lê-lo,rs.
    Bjs

    inspiration-tatis.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Nunca me intertecei por esse livro e também nunca li nenhuma sinopse ou resenha sobre ele antes, mais gostei da sua resenha, tirando os pontos negativos que você citou na resenha, eu gostei e talvez se tiver a oportunidade pretendo lê-lo.

    ResponderExcluir
  15. Não tenho a miníma vontade de ler esse livro,é um livro que sempre vejo nas livrarias,mas não tenho vontade nenhuma de comprar . Não curto muito esse gênero literário .
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  16. Eu ganhei os livros dessa série porém ainda não li nada. Não sabia muito bem o que esperar. Gostei da resenha e já deu pra ter uma ideia, acho que não vou curtir muito, mas vou dar uma chance sim.

    ResponderExcluir
  17. Eu nunca li nenhum livro baseado em algum video game e sendo sincera, nem me interesso. Talvez esteja sendo preconceituosa, mas não acredito que haja muito profundidade na história. Não é muito a minha praia, mas se algum dia a oportunidade de lê-lo surgir, não vou me negar a ele. kk
    Gostei da resenha, bem direta!

    ResponderExcluir
  18. Nossa que triste que o livro não é tão bom assim, mas pelo menos ele não é de um todo ruim não é mesmo? Eu estava super ansiosa para ler ele, mas minha ansiedade deu uma caída, isso é até bom, pois sei que não posso esperar muito dele, se não irei me decepcionar, porém pretendo ler a série mesmo assim, adorei a sua resenha.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  19. As capas dessa série são incríveis! Sempre tive vontade de ler, mas acabo sempre pegando outro livro que esteja mais barato. Na verdade, só comprei o 5º volume que paguei R$4,00. Portanto, estou avaliando se vou comprar os outros ou não.
    Tenho muita vontade de ler, apesar de já terem me avisado o mesmo que você disse, que ele não é ruim, mas também não é bom, que faltava algo no livro.
    Por enquanto vou continuar adiando a leitura, vamos ver se aparece outra promoção e compro os outros por 4 reais também hahahah

    Beijos xD
    @carol_ordonha

    ResponderExcluir