Filmes #39 - O Lado Bom da Vida

O Lado Bom da Vida : posterTítulo: O Lado Bom da Vida
Titulo Original: Silver Linings Playbook
Gênero: Comédia Romântica, Comédia Dramática
Duração: 122 min
Elenco: Bradley Cooper, Jennifer Lawrence, Robert De Niro
Direção: David O. Russel
Sinopse: Por conta de algumas atitudes erradas que deixaram as pessoas de seu trabalho assustadas, Pat Solitano Jr. (Bradley Cooper) perdeu quase tudo na vida: sua casa, o emprego e o casamento. Depois de passar um tempo internado em um sanatório, ele acaba saindo de lá para voltar a morar com os pais. Decidido a reconstruir sua vida, ele acredita ser possível passar por cima de todos os problemas do passado recente e até reconquistar a ex-esposa. Embora seu temperamento ainda inspire cuidados, um casal amigo o convida para jantar e nesta noite ele conhece Tiffany (Jennifer Lawrence), uma mulher também problemática que poderá provocar mudanças significativas em seus planos futuros.





O filme O Lado Bom da Vida é uma adaptação do romance homônimo de Matthew Quick. É um filme que recebeu muito reconhecimento não só pela parte do público mas também pela crítica: levou nada mais nada menos do que oito indicações ao Oscar de 2013 e conquistou a estatueta na categoria de melhor atriz.

Assim como no livro (resenha aqui) a história acompanha a jornada de Pat Solitano, interpretado por Bradley Cooper, para tentar reconstruir sua vida após perder sua esposa e ser mandado para um hospital psiquiátrico. Pat, agora morando na casa de seus pais, tem que lidar com sua nova realidade. E tudo fica ainda mais confuso quando ele conhece Tiffany Maxwell, vivida por Jennifer Lawrence, uma mulher depressiva que perdeu o marido e, assim como Pat, não lidou muito bem com a eminente nova vida com a qual teria que viver.

Como não poderia deixar de ser em uma adaptação há muitas coisas que são completamente diferentes do livro, mas de alguma forma o diretor e roteirista, David O. Russel, conseguiu fazer justiça a obra de Quick. O aspecto que é abordado mudou de foco no filme: o principal relacionamento que é acompanhado é o de Pat e Tiffany e, consequentemente, o concurso de dança que os dois acabam participando, e não o dele com sua família, mas mesmo assim o ponto mais crucial, as mensagens mais importantes que o livro transmite, que é o crescimento pessoal e as diferentes (e mais positivas) formas de se encarar a vida continuam ali.




Toda a essência dos dois personagens principais foi preservada, a personalidade dos dois não mudou perante o novo roteiro. Pat ainda era um homem confuso, até mesmo infantil, que só conseguia pensar em melhorar, ver o lado bom das coisas e conseguir sua ex-mulher, Nikki, de volta e Tiffany continuou com sua personalidade ainda mais confusa, depressiva e perturbada. E esse foi o aspecto mais importante de todo o filme.

Faz-se necessário um destaque para a atuação de Jennifer Lawrence. A garota fez por merecer o Oscar de Melhor Atriz. Sua Tiffany foi, sem sobra de dúvida, impressionante. Foi exatamente como ver a personagem sair do livro e tomar forma. Suas expressões faciais e até mesmo corporais, em suma, tudo foi de acordo com a personagem. Jennifer conseguiu incorporar Tiffany e transformou cada cena em que aparecia em um deleite para os olhos.






Como já disse aqui a parte familiar da história não é o foco e com isso a personalidade dos integrantes da família também foram alteradas, principalmente a do pai do Pat, o Sr. Solitano, e esse foi o ponto de grande incômodo do filme. No livro o Sr. Solitano é um homem intransigente, que recusa-se a falar com o filho ou sequer reconhecer sua existência e com isso cria diversos atritos no âmbito familiar, mas no filme é completamente o oposto, Robert De Niro interpreta um homem que, na maior parte do tempo, mostra um alto astral sem igual e uma verdadeira vontade de conectar-se com o filho. São personagens completamente opostos.

Em suma, mesmo com todas as mudanças que foram necessárias este consegue ser um filme que super vale a pena ser assistido. É o tipo de longa em que sem perceber você é completamente envolvido na trama e nos personagens e, de repente, se pega experimentando as mesmas emoções que cada personagem. E o melhor é o sentimento que se experimenta após o término: uma simples felicidade por Pat e Tiffany e a vontade de rever o filme de novo apenas por ser tão bom e divertido de se assistir. Sério, vocês têm que assistir!



20 comentários:

  1. Já vi o filme e amei é perfeito e ao mesmo tempo louco com minha atriz preferida.
    Ainda não li O livro ms pretendo

    ResponderExcluir
  2. Eu quero assistir este filme, mas antes tudo quero muito ler o livro pq eu sou daqueles que tem aquela regra de "ler depois assistir" haha

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Eu não li o livro, só vi o filme, talvez por isso que eu tenha gostado!
    Tem muita gente que odiou, por conta das diferenças!
    Confesso que isso não me incomoda, pelo contrário, acho que as pessoas não entendem o que é "adaptação". Enfim, eu adorei! JLaw Arrasando como sempre!
    Amo amo amo amo!

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
  4. Esse livro tá na minha lista, mas ainda não tive tempo... tipo: me jogar no sofá e passar horas pra apreciar o filme hahahahahaha

    ResponderExcluir
  5. Eu asisti o filme primeiro e depois quando tive uma oportunidade comprei o livro. Gostei dos dois cada um em sua forma, como o pai conversar com o filho no filme e no livro não; como eles dançando total eclipse of the heart no livro e no filme dançando uma música animada!! para mim os dois ficaram ótimos e eu assistia esse filme com a minha irmã pelo menos duas vezes por semana e sempre lia pra ela (quando os óculos dela estavam quebrados) antes de dormir :)

    ResponderExcluir
  6. fiquei com vontade de ver de novo!! hahah fico lembrando das partes engraçadas tipo essa do gif. vou falar com a minha irmã

    ResponderExcluir
  7. Tenho o filme no computador e tenho muita vontade de assistir, só que farei isso quando comprar o livro e ler e depois fechar com chave de ouro vendo o filme, só pelos gifs deu pra ver que a Jennifer fez uma interpretação impecável e digna do Oscar, preciso dessa leitura para acompanhar os personagens e também descobrir as coisas boas da vida.

    ResponderExcluir
  8. Comprei o livro pela capa, porque acho ela realmente linda! Mas confesso que era só. Nunca nem ao menos, tinha ouvido falar. Mas quando li (até demorei um pouco, alias), me apaixonei pelo livro. Não sabia que tinha filme, nunca tinha ido atrás. Mas gostei do trailer, acho que vai entrar na minha lista de filmes para ver! kkkk

    ResponderExcluir
  9. Esse filme é simplesmente incrível!
    Eu tenho o livro mas já tinha assistido o filme antes e só posso dizer que a atuação da Jennifer está demais, eu gosto dessa garota! E sem comentários sobre a atuação do Bradley né?! Perfeito.
    Ótima dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Realmente dá vontade de rever o filme! haha Eu adorei o filme, mas ainda não li o livro pra poder comparar melhor. A Jennifer arrasou mesmo, essa mulher parece uma camaleoa, não dá pra ligar esse personagem com a Katniss de Jogos Vorazes, por exemplo. Enfim, vou lá ver o filme de novo! haha

    ResponderExcluir
  11. Oi Gabby!

    Eu estou doida para assistir a este filme, mas me recuso a fazê-lo antes de ler o livro! kkkkk
    Fico correndo dele toda vez que o vejo no Telecine! Mas vou conseguir ler o livro primeiro! rsrsrsrsrsr

    bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  12. Simplesmente AMO o livro e o filme de "O lado bom da vida".A química entre o Bradley Cooper e a Jennifer Lawrence foi essencial pro filme ser tão perfeito quanto o livro! É um filme extremamente divertido de se ver , e um livro muito agradável de se ler!
    E-mail: juliamariamoraes2013@gmail.com
    Nome de seguidor: Julia Moraes

    ResponderExcluir
  13. Ainda não li esse livro mas já assistir esse filme e adorei, achei a historia bem bonita, mais o que eu mais gostei foi da personagem Tiffany apesar de nunca ter lido o livro eu acho que a Jennifer Lawrence interpretou muito bem a personagem dela, teve horas no filme que eu achei meio chato mais toda vez que a Tiffany aparecia nossa ela dava um show de diversão, apesar que eu acho que o foco principal não foi deixar a história cômica.

    ResponderExcluir
  14. to louca pra ver o filme, mas tenho que ler o livro primeiro :x
    achei a história muito bacana e to atrás de gente pra me emprestar o livro kk

    ResponderExcluir
  15. Estou lendo o livro, e cada página me cativa e me apaixona mais e mais, to adorando *-*
    Vou ver o filme mais pra frente, espero me amar tanto quanto estou amando a leitura!
    E esses gifs me deixaram mega curiosa, haha
    resenha perfeita!
    inspiration-tatis.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. vou confessar que não gostei muito do filme não, mas acho que pelo fato de que, quando peguei ele para assistir, estava com muuuuita expectativa, ai acabei me decepcionando um pouco :S
    não vou negar que amei a atuação da Jennifer, e ela realmente mereceu o Oscar!!
    pretendo ler o livro em breve para ver se gosto mais dele do que da adaptação! :D

    ResponderExcluir
  17. Eu ainda não assisti ao filme e nem li o livro acredita? Preciso ler urgentemente já que prefiro antes de assistir ao filme. E estou super curiosa.
    Mas já ouvi falar muito e principalmente das mudanças entre o filme e o livro.
    Adoro suas resenhas, parabéns!

    ResponderExcluir
  18. Só tenho uma coisa a dizer sobre o filme e o livro PERFEITO,adorei tudo nos dois o livro principalmente quando comecei a lê pensei que não iria gosta porque é meio que drama mais adorei e o filme então amei as escolhas dos atores eu ri muito com eles e é claro me encantei também.

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  19. Eu já li o livro mas não achei grande coisa não, achei bom só. Mas o filme eu ameeei, ainda mais nas cenas que eles estão ensaiando <3 O Pat é um fofo e a Tiffany é demais haha
    Mesmo assim, recomendo os dois, o livro e o filme!
    Beijo

    ResponderExcluir
  20. Já vi o filme e o livro está aqui na minha mesa de cabeceira, esperando a sua vez na fila para ser lido! O filme é realmente imperdível, direção, roteiro e atores muito bem sincronizados. Acho Jen e Brad um casal muito fofo (alerta de shipper detectado) e o talento e a química dos dois chega a ser gritante!

    ResponderExcluir