Livros #78 - Clarices


Título: Clarices
Editora: Philae
Autor: Luciana Bollina
Número de páginas: 142
Sinopse: Clarice tem 19 anos, é artista plástica e seu maior desejo é conhecer o amor. Na rua, encontra um jovem poeta chamado Gabriel, que vende seus poemas impressos de forma artesanal. Ela se apaixona e ele preenche seu imaginário. A atração parece recíproca, mas Clarice flagra o moço beijando outra mulher, linda e sedutora, entre as prateleiras de uma livraria. Paralelamente, sua mãe e sua irmã aparecem em meio a discussões, confrontos e sustos que fazem com que ela amadureça.









Luciana Bollina nasceu em São Paulo, é atriz e escritora. Iniciou o blog www.bollinadestin.blogspot.com.br em 2006, onde reúne seus textos, poesias, contos e crônicas. Como dramaturga, escreveu o texto dramático Voo, um monólogo interpretado por ela própria e apresentado no Festival de Teatro de Curitiba. Como atriz e cantora, participou dos musicais: Chicago, Hair, Pernas Pro Ar, Tom e Vinícius – o musical e Sweet Charity. Clarices é seu primeiro romance.

Em Clarices, conhecemos uma jovem de 19 anos, que vive da arte. Como a maioria dos jovens nessa idade, enfrenta dilemas existenciais diariamente. Uma mulher sonhadora, com esperanças e medos. Costuma escrever diversas cartas para o seu amor imaginário... destinatário: ninguém.

''Clarice é seu nome. Ela não gosta de ter só este, mas gosta dele. Procura identicar-se com tudo que pode. Quanto mais ela se identifica com as coisas do mundo, mas ela será capaz de amar estar viva.''

Certo dia em uma ida a locadora encontra Gabriel, um poeta que vende seus livros na rua. Clarice logo se encanta pelas palavras doces e enigmáticas do rapaz. O encanto se transforma em paixão no decorrer dos dias e esse sentimento transforma sua vida e sua maneira de pensar.

Envolvendo ainda dramas familiares e uma briga constante com uma parte de si, Clarices é um livro para se desvendar aos poucos e que muitas possam se identificar. Com uma escrita doce e forte, Luciana soube envolver o leitor em todos os momentos.

Clarices foi uma surpresa para mim, não esperava que fosse uma leitura tão gostosa. Primeiro as personagens são ótimas e bem construídas. A autora explorou tão bem a luta constante que a personagem tem dentro de si, que facilmente se acredita que exista outra pessoa. São questões que você descobrirá apenas no final, no momento certo. Um livro poético, repleto de sentimentos em cada palavra. Recomendo, com certeza!

''Alguns nascem para escrever livros, outros para lê-los e outros para sê-los.''

15 comentários:

  1. Nossa! E é um livro tão pequeno neh? Adorei sua resenha! Já conhecia o livro por outras resenhas, e a autora tbm, mas nunca pensei que o livro fosse algo tão profundo.

    Parabéns pela resenha!

    bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  2. Ainda não tinha ouvido falar nem do livro, nem da autora, mas pela resenha é um livro que eu gostaria de ler, pena ele ser tão pequeno, já está na minha lista de leitura desse ano *o*

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha, soube de poucos livros em que uma das personagens gosta de arte e poesia, acho que é um assunto pouco abordado, ultimamente as histórias moldadas tem sido iguais, sem graça.
    Amei a indicação do livro, parece ser ótimo, vou procurar por ele para ler, e espero me encantar pela história, ando procurando algo diferente, e encontrei aqui <3

    Beijos,
    Percepções Blog

    ResponderExcluir
  4. Amei a resenha e a sinopse do livro.
    Me interessei por ele e com certeza é mais um a ser adicionado na estante.

    Ps.: Que pena ser tão pequeno, mas se a estória for boa o número de páginas não importa.

    ResponderExcluir
  5. Adorei a resenha, me interessei muito pelo livro!
    E pela quantidade de páginas, deve dar para lê-lo em um dia *-*

    inspiration-tatis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Um livro tão pequeno com tanta riqueza assim? Está aí pra provar que nem sempre o número de páginas significa que é conteúdo.
    A resenha está linda e o livro parece ser mesmo muito fofo, pra se ler em momentos de ressaca literária ou quando quer ler alguma coisa rápida, mas legal.
    Abraços! Saphiy

    ResponderExcluir
  7. Amei a resenha,gostei do enrendo,apesar de poucas páginas,profundo e emocionante conicide com a realidade!

    ResponderExcluir
  8. Gostei bastante da sinopse e da resenha a estoria parece ser bem leve do tipo que é boa para ler depois de uma leitura mais pesada, quem saiba eu não leia-o algum dia *-*

    ResponderExcluir
  9. Que legal, ainda bem que temos esses blogs maravilhosos para nos indicar livros igualmente bons. Vou ler, achei muito, mas muito legal.

    Bjs,

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia!
    Achei interessante, parece ser um livro bem envolvente e em tão poucas páginas. Gostei!

    ResponderExcluir
  11. M identifiquei um pouco com o enredo do livro, pois sempre temos muitas lutas existenciais dentro de nós e acho que vou gostar deste livro, ainda não o conhecia! Que bom que o livro te surpreendeu, deve ser muito bom! :)
    beijos ♥

    ResponderExcluir
  12. Olha a menina do contra \o/ eu não achei muita graça no livro =( e não tenho vontade de lê-lo.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  13. Meu nome favorito é "Clarice" :3 Então esse livro já somou pontos positivos desde o título, além da capa que eu também achei linda! Me identifiquei muito com a protagonista, pois assim como ela, é um sonho meu viver de arte. Parece ser uma leitura bastante agradável e é justamente o que eu estou precisando. ótima indicação!

    ResponderExcluir
  14. O livro realmente parecer bem interessante, e mostrar e fase em que todos, em algum momento passam, é difícil de encontrar em um livro.
    Não sei ele me interessou ao ponto de ler, mas estou curiosa o que já é um começo, então vou pesquisar um pouco mais sobre ele.
    Abraços
    Vivi

    ResponderExcluir
  15. Fiquei até curiosa para ler esse livro, já tinha lido outras resenhas sobre ele, a maioria positivas. Eu gostei da proposta do livro, e sem falar que esta capa é uma graça e realmente parece ser uma leitura super agradável.

    ResponderExcluir