Filmes #29 - Percy Jackson e o Mar de Monstros


Título: Percy Jackson e O Mar de Mosntros
Título Original: Percy Jackson: Sea of Monsters
Gênero: Aventura
Duração: 108m
Ano: 2013
Sinopse: Baseado no fenômeno literário do autor Rick Riordan, “Percy Jackson e o Mar de Monstros” continua a saga épica de um semideus para cumprir seu destino. Para salvar o Acampamento Meio-Sangue, Percy e os seus amigos têm de encontrar o fantástico e mágico Velo de Ouro. Embarcando numa traiçoeira odisseia pelas desconhecidas águas do Mar dos Monstros, conhecido pelos humanos como o Triângulo das Bermudas.








A adaptação do segundo livro da saga Percy Jackson é estrelado por Logan Lerman, como Percy, Alexandra Daddario, como Annabeth Chase, e Brandon T. Jackson, como Grover Underwood. A direção ficou responsável por Thor Freudenhtal, conhecido por dirigir Diário de Um Banana em 2010.

Uma palavra pode explicar tudo o que se sente ao assistir este filme: DECEPÇÃO. Não sei se o fato de o primeiro filme ter sido tão ruim fez com que os fãs da saga literária esperassem mais ou se simplesmente era pura esperança de o diretor ler o livro dessa vez, mas o segundo filme conseguiu a proeza de ser ainda pior do que Percy Jackson e O Ladrão de Raios.

Um dos principais motivos do filme ter sido tão ruim foi as mudanças que ocorreram no próprio enredo e nos personagens (desde quando a Clarisse é tao linda?!). Várias cenas do livro que teriam ficado muitos legais de se ver no cinema não apareceram no filme, como é o caso do início do livro, quando Percy esta na escola e acontece toda aquela confusão na quadra de esporte. Assim como foi ridículo mudarem algumas características primárias da série, como é o caso da Névoa, que deveria ser algo natural que derivava do ser humano e no filme se transformou em uma "poção".

O filme, durante toda a sua duração, grita "infantil" e "filme da Sessão da Tarde", principalmente ao se observar o fato de que não há cenas em que não se tenha uma trilha sonora, e o pior é que eram músicas muito clichês e que não tinham realmente uma utilidade.

Outro ponto negativo é que alguns personagens foram um tanto quanto ridicularizados, como é o caso de Hermes, simplesmente inacreditável como colocaram este deus no filme, assim como também foi o caso do Senhor dos Titãs, Cronos, que talvez tenha sido o pior de todo o filme.



Mas um caso em particular deixou-me realmente furiosa: a forma como retrataram o nosso querido e amado Tyson. Simplesmente o fizeram parecer como um monstro que não tinha capacidade de raciocinar ou compreender as outras pessoas. Daqui a pouco teremos que sair nas ruas pelos direitos do ciclopes, pois não é possível que tenham mudado tanto a personalidade e história do próprio personagem.

Em suma, um filme que não vale a pena assistir. Uma verdadeira decepção. Em todos os sentidos. Não conseguiram transmitir verdadeiramente a história do livros O Mar de Monstros, não conseguiram criar uma produção decente e nem mesmo o 3D é de qualidade. Não perca seu tempo.

28 comentários:

  1. Não li nenhum dos livros, nem assisti a nenhum dos filmes adaptados. Mas se tem uma coisa que eu odeio em uma adaptação é essas tais mudanças. PORQUE MUDAM TANTO? não tem nexo pra mim, não faz sentido. Eu sei que ficaria extenso, mas tirassem coisas pequenas. Mas mudar até a personalidade de alguns personagens? mudar coisas que são cruciais no livro. Pense como isso me irrita. Imagino a revolta dos fãs da série, o que é algo bastante plausível tendo em vista essa péssima adaptação.

    ResponderExcluir
  2. Oi,:)

    Eu comecei a ler essa série, mas acabei parando no segundo ou terceiro livro - não lembro bem O.o' - mas, eu realmente gostava da história (na verdade está na minha lista de coisas pra fazer: ler toda a série Percy Jackson) Não acredito que erraram de novo!

    Quer dizer, eu sempre fico com um pé atrás quando o assunto são adaptações, mas mesmo assim não deixa de ser decepcionante. =/

    Tinha tudo para ser um bom filme! Os livros são super visuais, só bastava eles terem lido!

    Desanimei de assistir agora =*

    ~> Beijusss...;*

    ResponderExcluir
  3. Pxiiii *o*, já vi que além de você muitas outras pessoas que acompanham a série vão se decepcionar. Eu não acompanho a série, então acho que livros de muita qualidade, sério mesmo, incrível isso né? Gostei muito do primeiro e acredito que esse feeling vai se repetir. Kkkk'

    ResponderExcluir
  4. Antes do lançamento do filme 'O Ladrão de Raios' eu não havia lido o livro, então não sei qual foi a emoção. Estou criando muitas expectativas para esse filme 'Mar De Monstros'. Espero não me decepcionar :/

    ResponderExcluir
  5. Eu o-d-i-e-i o filme , tiveram umas cenas bem sem noção tipo a do Tyson passando o "spray de nevoa" Tipo o que? Eles pegaram o livro e só tiraram o nome dos personagens. Nem o cabelo loiro da Annabeth presta, e mais uma coisa , o que custa colocar uma camiseta laranja escirta "Camp Half-Blood" ? O que custa?
    E desde quando a Annabeth tem a mesma idade do que a Thalia e do Luke quando eles chegaram no acampamento?! KKKK tipo totalmente sem noção. Outra coisa , o Percy não é nada engraçado , nadinha , não tem essência Percy . Acho que até eu conseguiria fazer um roteiro mais decente do que esse ai , haha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Caraca! Ainda bem que eu não gastei dinheiro indo assistir a este filme.... já me basta a decepção com Cidade dos Ossos... se como é... triste....

    Enfim, não li os livros ainda, mas assisti ao primeiro filme e tbm achei bem infantil, não sei se vou assistir a este, então... é só esperar!

    bjo^^

    ResponderExcluir
  7. Ainda não assisti esse filme e nem li os livros da saga, então minha opinião pode ser totalmente diferente da sua pois não sei a verdadeira estória do livro.

    ~~~ Blog Gossip Girl .... Fan Page .... Sorteio ~~~

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Eu não consegui assistir nenhum dos filmes por medo de me decepcionar e pelo jeito fiz bem. E oremos para não fazer a continuação.
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Não assistirei esse filme porque não li nenhum livro da série, então não entenderia nada e também não é um filme que eu veria independente de fazer parte de uma série de livros ou não, pelo mesmo motivo que não me interessei em ler os livros: não gosto do gênero. Mas claro, pros fãs do gênero é uma série mais do que recomendada, pelas resenhas que já li. Infelizmente, pelos comentários que andei lendo dos fãs, o filme não correspondeu às expectativas, mas dificilmente uma adaptação o faz, sempre vai ficar um pouco aquém do livro.

    ResponderExcluir
  10. Concordo com tudo o que você disse, eu ODEIO o modo como as adaptações dos livros para os filmes conseguem mudar tantas coisas, ate mesmo a forma como o Percy e Tyson se conhecem é totalmente diferente, fiquei esperando por varias cenas (que obviamente não tiveram)acho que não criei muita expectativa porque primeiro ja tinha me decepcionado suficiente. Acho que pra quem nunca leu os livros, deve ter achado legal.

    ResponderExcluir
  11. Concordo com tudo o que você disse, eu ODEIO o modo como as adaptações dos livros para os filmes conseguem mudar tantas coisas, ate mesmo a forma como o Percy e Tyson se conhecem é totalmente diferente, fiquei esperando por varias cenas (que obviamente não tiveram)acho que não criei muita expectativa porque primeiro ja tinha me decepcionado suficiente. Acho que pra quem nunca leu os livros, deve ter achado legal.

    ResponderExcluir
  12. Péssimo isso de adaptar um livro e decepcionar. Sou contra tantas mudanças.
    Esse particularmente não li o livro e nem assisti ao filme. Mas é bom saber, assim fico só nos livros mesmo.

    ResponderExcluir
  13. Eu amooooo Percy Jackson, mas simplesmente deteso as adaptações para o cinema. Eu assisti O Ladrão de Raios e me decepcionei muuuito, por isso nem assiti Mar de Monstros ainda, porque sabia que não ia gostar. Eu sei que adaptações nunca são iguais aos livros, e nunca é o que nós, leitores, esperamos, mas mesmo assim eu me decepcionei muito com a adaptação de Percy Jackson, poderia ter sido infinitamente melhor!

    ResponderExcluir
  14. Caramba. Decepcionante é um eufemismo, pelo teor da sua resenha. Eu nunca li nenhum dos livros da saga, mas morro de vontade de ter e ler todos *-* Mesmo ser ler e com apenas os conhecimentos do primeiro filme, ia assistir a sequência. Mas pelo jeito foi uma coisa boa ter desistido em cima da hora rsrsrs Tem umas adaptações que respeitam a história central e os pontos cruciais, dispensando pequenas coisas. Sempre vejo fãs reclamando do desrespeito nas adaptações de Percy Jackson. Só que mesmo com as recomendações irei assistir online; adoro o Logan Lerman e vê-lo é um motivo suficiente para mim rsrsr

    ResponderExcluir
  15. Realmente Decepção é a palavra que melhor se adequa.
    Assisti ao filme no dia de lançamento. Tinha expectativas de que este fosse melhor que o primeiro.
    Foi mais fiel ao livro e tals, mas pecaram muito na adaptação.
    Odiei a forma como o Tyson chegou ao acampamento, e tipo já sabendo ser filho de Poseidon.
    Achei legal terem colocado a Alex loira, mas juro que não consigo me acostumar com esse tom de cabelo na atriz, apesar de ficar mais fiel a Annabeth.

    ResponderExcluir
  16. Olha, nunca li nenhum livro dessa saga. Mas assisti o primeiro filme, e não gostei. Achei muito fraco, sem emoção e as vezes até bobo. Esse segundo filme não tive vontade de ver :(

    Bjs ^^

    ResponderExcluir
  17. Sério que esse filme também é ruim?? Esperava que eles iam tentar melhorar muito depois do primeiro. Eu gostei tanto dos livros dessa série, pena que estragaram os filme :/
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Os livros sempre são melhores do que as adaptações, e assim como você eu também morro de raiva quando eles mudam o enredo da história, parece que a gente passa o filme todo gritando "não foi assim que aconteceu!!!". hahaha Traumático mesmo. Não li os livros, mas também não pretendo ver o filme, como você já disse, é filme de sessão da tarde! hahaha
    Bjs...
    anna-gabby.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Eu assisti aos filmes, sem conhecer os livros, e provavelmente por isso gostei bastante do que vi. Tenho até medo de pegar os livros e me aprofundar na história, hahaha. Adaptações nunca são totalmente fiéis... mas é horrível quando os roteiristas fogem totalmente do que é proposto por um autor, né? Uma pena. Beijocas.

    ResponderExcluir
  20. Oi Gabi!! Tudo bem??
    Tenho este coleção em casa e ainda não pude ler nenhum dos livros, e sou daquelas que nunca vê o filme antes de ler o livro!! Mas é uma das metas para o ano que vem =)
    Bjuss


    ResponderExcluir
  21. Assisti ao primeiro filme, mas não li nenhum dos livros, por isso não sei dizer AINDA o que muda do livro pro filme, mas é bem difícil adaptar um livro pra cinema porque sempre falta alguma coisa...
    E em relação aos do Percy Jackson (pra quem já leu os livros) sempre vejo as mesmas opiniões, decepcionaram muito os leitores com os filmes neh...

    ResponderExcluir
  22. Só assisti o primeiro filme, mas estou louca para comprar o box de livro e depois irei assistir todos os filmes da série.
    Beijos, Thaynara
    livroscombolinhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. Eu AMO Percy Jackson e AMO o Logan Lerman, Diiooossss <3 Mas o primeiro filme ja tinha me decepcionado, poxa :( cortaram e mudaram bastante coisa >,< e se voce esta me dizendo que o segundo também fizeram isso, irei chorar :'( hahahaha mas vou assistir mesmo assim né, não tenho segunda opção pra isso, pois gosto de LER os livros e VER os filmes

    ResponderExcluir
  25. Não tenho curiosidade em ler a série de Percy mas o autor é tão elogiado que me rendi e comprei As Crônicas de Kane.
    Quanto aos filmes, é difícil não se decepcionar e não entendo o motivo de mudarem tanto a essência! =/

    ResponderExcluir
  26. Poca, deve ser decepcionante mesmo né...
    Eu ainda não li os livros e bem vi o filme, mas pelo visto não estou perdendo nada (pelo menos na parte do filme)

    ResponderExcluir
  27. Pretendo ver assim que ler o livro, mas adaptacoes são sempre piores que os livros né? :\

    ResponderExcluir
  28. Normalmente as adaptações decepcionam mesmo, mas essa parece que superou as demais heim!!

    ResponderExcluir