Parcerias #18 - Editora Dublinense/Não Editora!

                                   

Dublinense
A Dublinense foi criada em 2009 com o objetivo de formar um catálogo eclético. Isso significa receber os jovens e criativos autores, mas também os escritores maduros e já consagrados. Os valores que norteiam a editora são o apuro com a palavra e o cuidado gráfico. A linha editorial da Dublinense está direcionada principalmente para os gêneros tradicionais da literatura de ficção, mas compreende também livros de negócios, ensaios, relatos e esportes. Seus sócios e idealizadores são Gustavo Faraon e Rodrigo Rosp.
Gustavo Faraon é jornalista, mestre em Comunicação – Linguagem e Culturas da Imagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É editor do Diário do Festival de Cinema de Gramado, publicação oficial que circula dentro do maior evento de cinema da América Latina, e esteve à frente de publicações como o CineSemana, jornal semanal dedicado ao cinema e distribuído em salas de exibição do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Rodrigo Rosp traz na sua formação o ecletismo da editora: graduado em publicidade e propaganda pela UFRGS, fez MBA em marketing na ESPM e cursou pós-graduação em estudos linguísticos do texto na UFRGS. Tem dez anos de experiência com revisão de texto, e mantém o trabalho de edição de livros e coordenação de projetos também na Não Editora.

Não Editora
Isto não é uma editora. É um gatilho. É um rádio-relógio. É um ônibus espacial.
Tudo começou com o cachimbo. O cachimbo de Magritte na obra A traição das imagens. Na tela, o desenho de um cachimbo com a inscrição em francês: “Isto não é um cachimbo”. E, oras, não era mesmo. Era a imagem de um cachimbo.
Somos traídos pelas imagens todos os dias. Quando nos apaixonamos não caímos de amores pela pessoa, mas pelos pedaços de nós mesmos que encontramos nela. Quando essa identificação passa e começamos a perceber nossas diferenças com o ser amado, dói. Mas quando o relacionamento amadurece, percebemos que amamos também o que faz dessa pessoa um ser único.
A Não Editora quer que seus leitores sejam traídos. Que eles se apaixonem por um pedaço de si mesmos que viram em nossos livros ou personagens. Que se identifiquem com a editora, imaginando que ela é como qualquer outra que viram antes. E, depois, percebam o autoengano. Para começarem a ver, aqui e ali, as diferenças em nossas publicações e no visual de nossos livros. Incorporando, também em suas vidas, a fuga do que é estanque, dos conceitos pré-estabelecidos e da fórmula repetitiva.
Assim como a tela é a manifestação do pintor, que contém os seus pensamentos e contestações, o livro deve ser um meio para os escritores e suas obras. Por isso, valorizamos o design de nossos livros, fazendo com que eles reflitam a qualidade do texto que estamos oferecendo aos leitores. Queremos que o nosso público não tenha vergonha de assumir que julga o livro pela capa. E por que não?
Isto não é uma editora. É o disparo. É o despertar. É o empuxo.

14 comentários:

  1. Não conhecia nenhuma das duas editoras, gostei do logo da 'isto não é uma editora' achei super fofo e criativo.

    http://garota-oblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelas parcerias! Ainda não conhecia essas editoras mas gostei bastante dos títulos dos livros:D
    Beijinhos

    http://viciosdeumabaiana.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelas parcerias! Não conhecia as editoras, mas adorei conhece-las, amei principalmente o trabalho do design das capas da Dublinense, amáveis!

    Adorei o blog, estou te seguindo. Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  4. caramba, não conhecia a editora ainda, e acho que nunca vi esses livros, mas achei todas as capas lindas demais!!
    super diferentes *-*

    ResponderExcluir
  5. Aewww!!!! Mais uma parceria de sucesso, tenho certeza!

    Parabéns!!!

    bjo^^

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia nenhuma das duas editoras, no entanto adorei saber um pouco sobre elas. Fiquei encantada com a sinopse do livro da editora Dublinense, Fetiche. Quando li o nome pensei que talvez tratasse de outra coisa, mas não é o que pensei. Gostei! heheh

    Parabéns pelas parceria!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela parceria flor, sucesso!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pela parceria flor!
    Amei a forma criativa como as duas editoras tem... tanto em nome, quanto história etc...

    Amei o blog também, seguindo aqui.
    Beijão
    http://www.cappuccinoebobagens.com/

    ResponderExcluir
  9. Parabéns por mais essas parcerias, também não conhecia essas, mas é sempre bom saber algo mais, rs.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia essas editoras , mas parabéns pelas parcerias ,acabei de conseguir a minha com a Giostri e estou felicíssima.

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia. Parabéns pela parceria.

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pela parceria!!!
    Amei conhecer as editoras!!!

    ResponderExcluir
  13. Menina, quantas parcerias esse mês, uau!!

    Parabéns!!

    ResponderExcluir