Filmes #26 - Guerra Mundial Z


Título: Guerra Mundial Z
Título Original: World War Z
Gênero: Ficção científica , Ação , Fantasia
Duração: 116 minutos
Sinopse: Uma terrível e misteriosa doença se espalha pelo mundo, transformando as pessoas em uma espécie de zumbis. A velocidade do contágio é impressionante e logo o Governo americano recruta um ex-investigador da ONU (Organização das Nações Unidas) para investigar o que pode estar acontecendo e assim salvar a humanidade, tendo em vista que as previsões são as mais catastróficas possíveis. Gerry Lane (Brad Pitt) tinha optado por dedicar mais tempo a sua esposa Karen (Mireille Enos) e as filhas, mas seu amor a pátria e o desejo de salvar sua família acabam contribuindo para que ele tope a missão. Agora, ele precisa percorrer o caminho inverso da contaminação para tentar entender as causas ou, ao menos, identificar uma maneira de conter o contágio até que se descubra uma cura antes do apocalipse. Começa uma verdadeira corrida contra o tempo, que mostra-se cada vez mais curto, na medida que a população de humanos não para de diminuir.



Um dos melhores filmes que assisti neste ano. Poderia dizer que foi um dos melhores dos últimos anos. É bem provável que a maioria das pessoas tenham ficado com um pé atrás por conta de se tratar de Zumbis, a moda atual. Mas deixem todos os pensamentos de lado e se preparem para ver um filme inovador, brilhante, ótimas atuações, um cenário fantástico e Zumbis de verdade. Nada de um filme simples, efeitos terríveis ou aquele enredo comum. Guerra Mundial Z não tem nada de comum, na verdade. O filme consegue prender a sua atenção em todos os segundos, já que logo aos 5 minutos de duração a ação começa. Não tem nenhuma parte que você consiga olhar para o lado, conferir a hora no celular ou pensar em pegar algo para comer. Não tem como desgrudar os olhos da tela. 

Tudo começa quando uma misteriosa doença se alastra rapidamente dando origem ao tumulto e desespero das pessoas que estão entrando em contato pela primeira vez com os Zumbis. É uma cena brilhante, assustadora... várias pessoas são contagiadas e em questão de segundos você se depara com uma multidão de zumbis, sim... multidão. No meio disso temos  Gerry Lane, um ex-investigador das Nações Unidas e sua família que começam uma longa jornada de sobrevivência. Claro que não demora muito para o Governo o querer de volta e com um pedido bem amigável o convencer a ir em busca de respostas e como evitar esta guerra. 
Essa não era uma missão simples, portanto se preparem para cenas de tirar o fôlego e uma correria atrás da outra, afinal, todos querem sobreviver, o que é um ponto importante se compararmos a outros filmes do gênero que possuem muita conversa e pouca ação, ou que o foco é apenas mostrar a aparência de um zumbi e como a maquiagem foi feita. A maioria dos filmes esquecem que no meio de uma epidemia de Zumbis você precisa correr, sobreviver, buscar algo que possa impedir esse vírus, respostas... e não apenas atores bonitos fazendo poses de desespero. Guerra Mundial Z é um exemplo de como reagir a uma epidemia deste gênero e que é possível em quase 2 horas de filmes mostrar tudo o que deveria, ser completo, ter ação, suspense, drama e sem nenhuma cena dispensável. Acredito até, que, poderia ter facilmente 3 horas de duração. 

Mas comentando sobre o livro de Max Brooks, que deu origem ao filme, é tudo bem diferente. Não fiz a leitura ainda mas conheço várias pessoas que leram e comentaram as diferenças. Mas tenho que discordar de alguns fãs que gostariam que o filme fosse extremamente fiel ao livro. Se em 2 horas o filme teve tanto impacto e foi apenas uma parte do livro, quanto tempo seria para contar todos os relatos do livro? Impossível. Deixando isso de lado, aqui fica a minha indicação. O film é fantástico e garanto que vai te cativar, não deixe de conferir!

16 comentários:

  1. Eu normalmente iria preferir ler o livro primeiro pra depois ver o filme mas considerando que eu tenho uma pilha de livros atrasados eu vou inverter dessa vez hahaha vou aproveitar o final de semana e fazer uma maratona no cinema hahaha

    ResponderExcluir
  2. Eu queria muito ter ido assistir, mesmo não gostando de zumbis, só os trailers já me deixaram doido pra ver. Ainda não li o livro também, devo ate ter o pdf perdido por aqui mas tenho uma pilha enorme de livros não lidos e vou dar prioridade a eles.

    ResponderExcluir
  3. Quero muito assistir esse filme! Fiquei até sem ar lendo sua critica! OMG! Eu preciso ver logo! kkkkkkk Sou doida por zumbi e todo mundo que já assistir, disse que o filme é maravilhoso!

    bjo^^

    ResponderExcluir
  4. Eu também já havia lido comentários que o livro é diferente do filme. Eu fiquei bem curiosa após ler sua critica, bastante positiva, a respeito do filme. Não sou muito fã de filmes com zumbis, deve ser pelos poucos que vi em alguns filmes, não era lá muito bom. Mas vou dá uma chance a esse! É só arrumar tempo, agora. rs

    ResponderExcluir
  5. Assisti esse filme em 3D ele é perfeito, ainda mais com o B.P. onde gosto muito dele. Baixei o livro aqui no meu pc, mais tenho outros livros na minha lista de espera.
    Beijos

    http://garota-oblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Meu pai viu esse filme, adorou e me recomendou, disse que não é mais uma história de zumbi idiotas, irei ver ele em breve!
    http://leituramagnifica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Por enquanto é o melhor filme do ano de 2013.
    Estava esperando sua estreia desde o começo do ano passado.

    Gostei da forma que escreve minha querida, continue assim....se possível visite:
    www.mundopacato.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. parece ser um filme ótimo! fui no cinema semana passada para vê-lo, mas estava esgotado ;~~
    pretendo ver logo!

    ResponderExcluir
  9. ADOREI O POST ESTOU TE SEGUINDO
    Katexx7.blogspot.com.br

    ‎(\_/)✿˘◡˘✿
    (^.^)*♥♥♥
    (")_(")ღ

    (¯`v´¯)
    `•.¸.•´BJOCASSSS

    ResponderExcluir
  10. Eu normalmente prefiro ler o livro antes de assistir ao filme, mas acho que nesse caso vou fazer diferente. Estou doida pra assistir, adoro filmes de zumbis e pelo visto esse é ótimo.

    ResponderExcluir
  11. Cara, eu estou louca pra ver esse filme, parece muito, muito bom! Pra dizer a verdade eu nem sabia que existia um livro dele, fui saber agora, mas com certeza eu já vou procurar por ele, rs.

    ResponderExcluir
  12. Também achei um dos melhores filmes que vi esse ano, gostei muito, não ficou naquele clichê de Zumbi, e o final é bem legal também.
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Já escutei maravilhas tanto do filme como do livro, ainda não via mas com certeza verei.
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Gostaria de ver esse filme, o livro mesmo ainda não deu muita vontade de ler. Mas pelo menos dá pra ver que é muito bom, a trama é bem feita e diferente.

    ResponderExcluir
  15. Fiquei muito curiosa!!!
    Gosto de filmes assim mas não estou assistido muitos ultimamente...

    ResponderExcluir
  16. Não curto essa zumbizada, mas assisti a esse filme.Umas amigas quiseram ver e fui com elas.
    Na minha opinião o filme foi para passar a mensagem que se algo, pelo menos parecido, acontecer à humanidade só temos que contar uns com os outros. É bem a filosia de vida humanista do Brad, não é mesmo?
    Algumas pessoas acharam o final solto, mas não achei, pois ele encontrou-se com a sua família em um refúgio e disse que aquilo foi o início, dando o gancho para uma continuação.

    ResponderExcluir