Livros #42 - A Seleção

A SeleçãoTitulo: A Seleção
Editora: Seguinte
Autor: Kiera Cass
Nº de páginas: 368
Sinopse: Para trinta e cinco garotas, a “Seleção” é a chance de uma vida. Num futuro em que os Estados Unidos deram lugar ao Estado Americano da China e mais recentemente a Illéa, um país jovem com uma sociedade dividida em castas, a competição que reúne moças de dezesseis e vinte anos de todas as partes para decidir quem se casará com o príncipe é a oportunidade de escapar de uma realidade imposta a elas ainda no berço. É a chance de ser alçada de um mundo de possibilidades reduzidas para um mundo de vestidos deslumbrantes e joias valiosas. De morar em um palácio, conquistar o coração do belo príncipe Maxon e um dia ser a rainha. Para America Singer, no entanto, uma artista da casta Cinco, estar entre as Selecionadas é um pesadelo. Significa deixar para trás Aspen, o rapaz que realmente ama e que está uma casta abaixo dela. Significa abandonar sua família e seu lar para entrar em uma disputa ferrenha por uma coroa que ela não quer. E viver em um palácio sob a ameaça constante de ataques rebeldes. Então America conhece pessoalmente o príncipe. Bondoso, educado, engraçado e muito, muito charmoso, Maxon não é nada do que se poderia esperar. Eles formam uma aliança, e, aos poucos, America começa a refletir sobre tudo o que tinha planejado para si mesma — e percebe que a vida com que sempre sonhou talvez não seja nada comparada ao futuro que ela nunca tinha ousado imaginar.



A Seleção é o segundo romance de Kiera Cass e nele somos introduzidos em uma nova sociedade e realidade através de America Singer. America é uma garota que pertence a casta 5 e, portanto, está há apenas três passos da pobreza total, a casta 8.

Neste futuro e que a China subjugou os  Estados Unidos e um novo país foi criado, o país de Illéa, a sociedade é dividida em um sistema de castas que lembra o sistema indiano. A chamada casta 1 é a família real e a casta 2 é a mais rica após os nobres, já a partir da casta 5 só o que muda é o nível de pobreza em que você e sua família se encontra. É praticamente impossível que uma família suba de casta, a não ser que a própria compre um título. Para decidir a que casta cada um pertence é observado o oficio no qual a família se dedica, sendo que isto também não é de livre escolha. Por exemplo, pessoas que pertencem a casta 5 são os artistas (cantores, escultores, pintores etc..) e aqueles que pertencem a casta 6 são trabalhadores de serviços como o de limpeza. A casta 8 é preenchida basicamente por mendigos e moradores de rua.

Parecia muito irracional limitar as opções da vida com base na ajuda que seus antepassados deram ao governo, mas as coisas eram assim. Talvez devêssemos apenas dar graças por estarmos seguros.

Tudo estava normal na vida de America até o dia em que chegou a carta de inscrição para a Seleção, que seria um concurso no qual o príncipe Maxon escolheria a sua esposa, a futura rainha de Illéa. America não quer isto, de forma alguma, pois, primeiramente, ela já é apaixonada por Aspen, uma garoto da casta 6 e, mesmo que saiba que teria que enfrentar vários empecilhos para ficar com ele, planeja se casar e, segundo, tem total certeza que não conseguiria ser feliz ao lado de alguém tão engomadinho e superficial como o príncipe Maxon.

Mas, para fazer sua mãe feliz decide se inscrever na Seleção, certa de que nunca seria escolhida, e é neste ponto que tudo começa a desmoronar: Aspen termina com ela, alegando que não quer vê-la passando fome e necessidades se se casar com ele e seu nome é chamado na lista de trinta e cinco garotas que foram aceitas na Seleção.

Mas como é que eu tinha ido parar ali? Um mês antes, eu tinha uma porção de certezas na minha vida. Agora, o pouco que conhecia tinha ficado para trás. Casa nova, casta nova, vida nova. Tudo por conta de um pedaço de papel idiota e de uma foto.

Já fazia algum tempo que eu estava louca para ler esta trilogia, pois sempre ouvi falar muito bem do livro e minhas expectativas estava altíssimas em relação a esta história e eu não poderia amar mais. É simplesmente maravilhoso! O ritmo, os personagens, o enredo; tudo é perfeito. E tão viciante... eu simplesmente não conseguia parar de ler.

America me conquistou já nas primeiras páginas do livro: ela é uma garota comum, que briga com a mãe, tem suas próprias ideias, é teimosa, pode vir a ser um pouco egoísta... ou seja, uma adolescente de 17 anos comum, e mesmo assim consegue ser uma personagem única, que ama sua família acima de tudo. Aspen, apesar de não aparecer muito também conquista já que se consegue simpatizar com o personagem facilmente. E Maxon é um verdadeiro príncipe e amigo para America o que faz o leitor gostar dele rapidamente também. Em relação as garotas da Seleção, cada uma te sua personalidade e, como não deixaria de ser, algumas eu amei e outras eu odiei.


Uma das coisas que mais gostei nesse livro foi o fato que Kiera conseguiu abordar assuntos sérios como a fome e fazer com que você realmente pensasse sobre isso, porque nessa nova sociedade é comum para as últimas quatro castas passarem fome e a autora consegue transmitir toda essa dificuldade, todo esse horror e, a meu ver, foi uma ótima forma de nos lembrar que isto é uma realidade na sociedade atual.

- Sim, acontece. Sei de famílias em que pessoas abrem mão de seu prato de comida para dar aos filhos ou irmãos menores. Sei de um menino que foi chicoteado na praça da cidade por roubar comida. Ás vezes, pessoas cometem loucuras quando estão desesperadas.

A Seleção é um livro mais do que maravilhoso e que eu recomendo a todos vocês. Tenho certeza de que irão amar e ficar sedentos por mais, assim como eu; não vejo a hora de começar a ler o segundo livro da trilogia e só de pensar que tenho que esperar meses até o próximo ser lançado já me desespero. Leiam, vocês não irão se arrepender!


Trilogia A Seleção:

#1 A Seleção
#2 A Elite
#3 The One - Data de Lançamento: Maio de 2014

Contos:

#1 O Príncipe (Publicado antes de A Elite)
#2 The Guard - Data de Lançamento: Fevereiro de 2014

39 comentários:

  1. A Seleção já está na minha lista de desejados há algum tempo.. não posso nem quero crer que a Kiera vem pra ca pro Brasil, eu vou vê-la de perto e ainda não terei lido o livro dela #chorandopitangas hahaha

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho este livro mas ainda não o li... quero ter A Elite antes.

    Adorei sua resenha, todas que li falando sobre o livro são maravilhosas!

    bjo^^

    ResponderExcluir
  3. Ainda não me aventurei no mundo distópico, mas pretendo fazê-lo com essa trama.
    Ah gostei do novo layout!

    Bj!

    ResponderExcluir
  4. Eu adorei A seleção !!!!estou louca p ler A elite mas ainda n tiver tempo ($$$$$$) para comprar kkkkkkkkkk
    Com certeza sou Team Maxon

    ResponderExcluir
  5. Gosto de distopias mas essa série não me interessou de cara, apenas depois de resenhas e mais resenhas positivas. Já tenho 'A Seleção', porém quero aguardar o lançamento do último para começar a leitura! :)

    ResponderExcluir
  6. Eu.gostei do livro, mas senti falta de algo.. Acho q foi porque eu tinha expectativa demais com a história, esperava mais.... Vou ler O Príncipe, mas não estou tão ansiosa assim para ler A Elite... Talvez espere até o lançamento do último livro...
    É legal, mas longe de ser a melhor dispotia para mim...

    ResponderExcluir
  7. É bom encontrar alguém que amou essa trilogia tanto quanto eu ;)

    Li "a Seleção" , "a Elite" , e o conto "Pricípe" , e fiquei simplesmente apaixonada , fiz resenha no meu blog , quer conferir ?

    http://livroselivrosana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Ontem fui a livraria e pela 1000000ª vez vi a capa do livro e achei muito lindo, geralmente me encanto com as capas dos livro. E com *A seleção* não foi diferente e dessa forma o acrescentei a minha "listinha" de livros.
    http://garota-oblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pela resenha!
    Eu sou apaixonada pela capa desse livro, é lindaaa e de tanto que falam bem desse livro mais eu quero ler, parece ser um livro ótimo.
    Bjos. XD

    ResponderExcluir
  10. O livro começa a chamar a atenção pela capa.
    Sua resenha está maravilhosa,deu mais vontade de ler e acompanhar essa seleção para escolher a princesa do Príncipe Maxon, acompanhar a disputa e torcer por America e pelo romance deles.
    Nossa o Livro “A Seleção” está sendo adaptado para série de TV,mas não está tendo sorte na escolha do elenco.
    A capa do livro Elite está bonita!

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. A história de América é o que toda garota de hoje gostaria de realizar. Casar com o príncipe dos sonhos. Este livro tem uma história bem emocionante e envolvente. América pelo que vi é uma garota decidida e centrada. Espero ansiosamente por este romance. Ainda pretendo ler este finalzinho de ano. Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Oiiii, desde que vi a capa eu já me interessei, mas ainda n li. Ele está na minha listinha de leitura do ano que vem quando todos forem lançados.
    Gostei bastante da resenha, me deixou mais curiosa pra conhecer essa história.

    ResponderExcluir
  14. Sempre me falam pra ler esse livro, mas nunca li! hhahaha
    Adorei a resenha, fiquei mega interessada! *-*

    ResponderExcluir
  15. Estou super ansiosa pra ler esse livro ainda mais com essa resenha que atiçou minha curiosidade! haha E essa capa é linda demaisssssss!

    ResponderExcluir
  16. Estou louca pra ler esse livro, mas toh sem tempo de comprar.. :(
    Já me falaram muito bem desse livro e a vontade aumenta cada dia.

    ResponderExcluir
  17. Gostei da sua resenha. Já li várias opiniões sobre esse livro, a maioria positiva, parece ser bom.

    ResponderExcluir
  18. Quando vi esse A Seleção pela primeira vez achei que se tratasse de um livro distópico, mas é, do início ao fim, um romance clichê que até me lembra a Cinderella e que prova que as aparências talvez não sejam tão belas quanto aparentam ser. Acredito que é um livro leve, com personagens simples e cativantes, e uma trama sem grandes emoções, mas é impossível não gostar da história.
    Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  19. Os livro desse autor(a) sao otimos,quero muito ganhar...interessante a historia..........

    ResponderExcluir
  20. eu quero, eu desejo, eu PRECISO desse livro. todo mundo só fala bem e minha curiosidade só aumenta. com certeza vou comprar ele no final do ano

    ResponderExcluir
  21. Eu piro muito na capa desse livro, parabéns pela resenha!
    www.likelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Já ouvi falarem muito deste livro .. más até agora não tive interesse em ler,quem sabe futuramente!

    ResponderExcluir
  23. Desde o lançamento deste livro que eu estou LOUCA para tê-lo em minhas mãos. Sua resenha não deixa dúvidas de que ele deve ser maravilhoso!! Ahhhhh eu querooooo!!!

    ResponderExcluir
  24. Nossa pela resenha esse livro parece ser ótimo, fiquei bastante interessada em ler não só esse livro com a série toda!

    ResponderExcluir
  25. Desde o lançamento desse livro que fiquei com vontade de Lê-lo, pois, além de ser uma distopia, ele aborda um tema que também gosto bastante, que é Reality Show. Fora isso, tem essa questão de saber ambientar muito bem a sua trama, com um mundo novo, mas extremamente realista ao mesmo tempo, assim como as personagens muito bem-feitas. Enfim, espero ter a oportunidade de ler em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  26. A Capa do livro e lindo, o livro deve ser maravilhoso.

    ResponderExcluir
  27. Adorei, estou muito afim de ler esse livro!

    ResponderExcluir
  28. Achei muito interessante o tema abordado. já tinha ouvido falar desse liro, mas ainda não tinha parado para ler uma resenha completa...
    fiquei curiosa para ver a forma como esse tema é abordado, sendo tão diferente e ao mesmo tratando de temas tão reais como fome e rebeldia.

    ResponderExcluir
  29. Sempre vejo muitos comentários sobre essa série, já está na minha lista de desejados, só estou esperando sair o 3º livro p poder comprar os 3 juntos.

    ResponderExcluir
  30. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  31. Larissa Rocha: Nossa eu realmente estou doida pra ler esse livro..ele é do estilo que gosto muito!! Achei a ideia do livro muito interessante e quero muito ver o que acontece com America, Aspen e Maxon e qual vai ser o casal mais fofo *-*

    ResponderExcluir
  32. Tenho que confessar que essa série ainda não havia me interessado, mas depois de ler tantas resenhas positivas vou ter que dar o braço a torcer e colocá-los na minha lista de compras!!! kkkkkkk Adorei o blog. Parabéns!

    ResponderExcluir
  33. Série muito comentada e com resenhas positivas esse livro me fez interessar pelo tipo de narrativa, gosto muito de livros assim em que a leitura realmente te pega e só te deixar ao concluir a leitura. Quero muito lê-lo.

    ResponderExcluir
  34. Nunca tive tanta vontade de ler esse livro, como tive agora! Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  35. A vontade de ler esse livro tá grande viu!!!!
    Antes mesmo de saber do que se tratava o livro já fiquei fascinada pela capa e disse que leria com certeza, agora que li essa resenha então triplicou a curiosidade pra saber mais dessa história louca, curti d+ o nome da personagem "America", com um nome desses ela deve ser alguém com muita personalidade!!

    ResponderExcluir
  36. Eu não sabia ainda desse livro, e sua resenha só me deixou com vontade de ler. É um livro que aparenta ser legal, espero que esteja certa :D

    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  37. MARAVILHOOOOSO. LI SUPER RÁPIDO E A ELITE JÁ FOI DEVORADO. Esperando o terceiro *-*

    ResponderExcluir
  38. Adorei o livro, tenho até o autógrafo da Kiera que é uma princesa sz

    ResponderExcluir