Livros #25 - Tormenta


Tormenta
Titulo: Tormenta
Editora: Galera Record
Autor: Lauren Kate
Nº de páginas: 392
Sinopse: Quantas vidas você precisa viver antes de encontrar alguém que valha a pena morrer? Como consequência do que aconteceu na Sword & Cross, Luce foi escondida por seu namorado que é um anjo amaldiçoado, Daniel, em uma nova escola repleta de Nefilim, descendentes de anjos caídos e seres humanos. Daniel prometeu que ela estará segura aqui, protegida daqueles que querem matá-la. Na escola a Luce descobre o que as Sombras que a seguiram durante toda a sua vida significam – e como manipulá-las para ver dentro de suas outras vidas. Ainda assim, quanto mais a Luce aprende sobre si mesma, mais ela percebe que o passado é sua única chave para desbloquear seu futuro… e que Daniel não lhe disse tudo. E se a versão dele do passado não é bem como as coisas realmente aconteceram… e se a Luce era para estar realmente com outra pessoa?



Em Tormenta, segundo livro da série Fallen, temos uma mudança brusca de ambiente: Luce agora reside na Shoreline, uma escola para Nefilim, que são filhos ou descendentes um pouco mais distantes de anjos. A Shoreline é uma escola (que parece mais com um palácio) localizada nas costa californiana e Daniel envia Luce para lá com um único objetivo: manter Luce segura enquanto Daniel trava uma luta com todos os que querem machucar sua amada, mesmo que a própria não tenha a minima ideia do que isso significa de quem eles são ou o por quê de estarem atrás dela.

Essa imagem me lembrou muito a praia
que fica nos terrenos da Shoreline.
Mas, como não poderia deixara de ser, nada ocorre exatamente como o planejado e, assim, o leitor é apresentado a novos personagens, como Shelby - sua nova colega de quarto - e Miles - um garoto que alega estar abaixo dos 'padrões gênios' da Shoreline -, e histórias assim como, com o decorrer, dos livros é possível deslumbrar um pouquinho mais das vidas passadas de Luce.

De repente, Luce estava enfurecida. Furiosa com a maldição que pairava sobre ela e Daniel. Ela fora inocente, impotente, ela não sabia nada do que ia acontecer. Ainda não entendia por que acontecia, por que sempre tinha que morrer tão rapidamente depois de encontrar Daniel.

Tormenta apresentou uma melhora significativa em todos os aspectos dessa série: uma Luce menos infantil (apesar de ela continuar sendo um pouquinho infantil, sim, pelo menos ao meu ver), personagens um tanto quanto mais desenvolvidos, narrativa mais fluída, o que tornou a leitura bem menos cansativa e, portanto, mais rápida, o que realmente era necessário.

Um ponto alto desse livro foi que através do novo cenário e dos novos personagens que surgiram é possível que o leitor conheça um pouco mais sobre todo esse universo de anjos caídos e nefilim que Lauren Kate criou, mas que não conseguiu desenvolver no primeiro volume da série, Fallen. Agora é possível ver como os limites entre um anjo caído que ainda está do lado do bem e uma anjo caído que está do lado do mal são muito estreitos, como é o caso da Francesca e Steven, ambos anjos caídos, mas que estão de lados diferentes e, mesmo assim, mantém um relacionamento amoroso e profissional (os dois são professore da Shoreline), sabendo que vai chegar uma amora que um irá ter que matar o outro. Então, é muito interessante termos esse novo ponto para observarmos nessa série.

A protagonista, Luce, foi uma grata surpresa com o decorrer do livro, pois fica em evidência o crescimento da personagem. Luce começa a não aceitar as coisas simplesmente porque seu namorado, Daniel, falou que eram assim e, por consequência, começa a descobrir coisas sobre seu passado e a se questionar se vale realmente a pena morrer várias e várias vezes por um amor e o quê isso causou as suas milhares de famílias no passado. Essa Luce mais crítica, digamos assim, em relação a sua vida (ou vidas?) me agradou bastante, pois mudou a imagem que eu tinha dela: uma garota mimada e infantil que vê um monte de drama onde não tem e segue tudo o que um garoto diz à ela.

[...] Luce nunca não o vira perder a paciência com tanta rapidez.[...]  - Tenho que ir - disse ele.- Que surpresa. - Ela se virou. - Aparece do nada, arranja um briga, então dá o fora. Assim deve ser o amor verdadeiro.

Entretanto, foi um pouco forçado o modo como a autora fez com que Daniel e Luce se desentendessem sempre, como, por exemplo, a briga mais idiota ao meu ver: o por quê de Luce ter pintado o cabelo de loiro e por que isso era tão importante para Daniel. Simplesmente idiota. O casal não se via muitas vezes, já que Daniel tinha que estar sempre mantendo Luce segura  e mesmo assim qualquer coisa era motivo para se brigar. O que me leva a outro ponto negativo da história: ainda não teve o desenvolvimento do casal principal ou simplesmente o desenvolvimento da relação entre eles, que é o que estava esperando para este volume, ou seja, ainda não consegui simpatizar realmente pelo casal.

A introdução de novos personagens foi bem-vinda. De alguma forma conseguiu melhorar o contexto e dar uma diferenciada do clima da Sword & Cross que era tão pesado e melancólico. Além do mais, realmente adorei Miles, que se mostrou um garoto leve, divertido e simples (o que é raro nessa série) e exatamente o que me atraiu pela Shelby, nova colega de quarto de Luce, ela não é nada leve em suas opiniões, dificilmente ela vai ser realmente divertida e, com toda a certeza, não é nada simples.

A série evoluiu bastante e conseguiu captar um pouco mais da minha atenção. Obviamente ainda tem muito a melhorar e é o que eu estou esperando: uma evolução que possa ser vista a cada novo livro da série. Portanto, até agora essa é uma boa série de anjos que eu recomendo apenas aqueles que tenham um gosto por séries mais calmas, sem muitas emoções realmente.

Livros da série

1. Fallen
2. Tormenta
3. Paixão
4. Êxtase
5. Apaixonados - Histórias de Amor da série Fallen



10 comentários:

  1. Bem, taí uma série q não conseguiu me prender! Qdo comprei Fallen o fiz por conta do tanto de comentarios positivos que lia sobre. Qdo li, fiquei com cara de interrogação.rs
    Não consegui curtir os personagens..nenhum deles. Lucy me irritou profundamente..Mas mesmo assim, comprei Tormenta pra ver se o treim engrenava..e foi ainda pior. Nem dei sequencia a leitura. Não sei, ponta soltas demais..tudo muito igual.
    Mas..é realmente questão de gosto né?
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro essa série!!! <3 Sou terrivelmente apaixonada pelo Cam e amo a Shelby!!!! rsrsrsrsrsrsr Tenho o ultimo livro mas ainda não consegui lê-lo, assim que eu terminar os livros de parcerias do blog, leio ele.

    Adorei sua resenha, me lembrou de qunado eu li o meu!!! *.*

    bjo^^

    ResponderExcluir
  3. Não consegui me interessar por essa série... Ainda não li nenhum livro dela, e não tenho muita vontade, mas talvez eu esteja enganada. Não curto muito essa história de anjo caído, pra mim soa como algo ruim. Mas é só minha opinião. Gostei da resenha, porém não gostei do assunto que o livro trata. Tenho tantos livros esperando por mim que acho que não poderei dar uma chance à ele, mas quem sabe as coisas mudam né?!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Essa é uma sere que não me chama atenção e que não tenho vontade de ler. Eu também estou dando um tempo em fantasias mas gostei da resenha!
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho vontade de poder acompanhar essa série já faz um bom tempo, mas ainda não consegui me prender inteiramente a ela, a fim de gastar toda minha mesada para comprá-la com medo de me arrepender depois, já que não curto muito histórias de fantasia. História de fantasia para mim tem que ser inteiramente muito boa, não sei se esse seria o caso da série Fallen.

    ResponderExcluir
  6. Não acompanho essa série.
    Já li vários comentários positivos pela blogosfera.
    Não curto essa temática sabe e também estou fugindo de séries, rsrs.

    ResponderExcluir
  7. Todas as capas dessa série são lindísimas!
    Porém de tanto falarem que a Luce é uma chata (rsrsrs) eu não tive vontade de ler. Mesmo sabendo que a série progride ao longo dos livros... =/

    ResponderExcluir
  8. Eu li o primeiro livro, e ao contrário de você eu gostei bastante, ou talvez nem tanto assim porque eu tinha me esquecido completamente dessa série.
    Vou colocar em minha meta de leitura ^^
    Esse segundo livro parece ser melhor sim no primeiro livro eu também achei que a Luce aceitava coisas de mais, sabe como se ela não tivesse opinião própria.
    amei a resenha.
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Adorei o primeiro livro, agora preciso ler o segundo ><
    E depois o terceiro...e o quarto....HAHAHAHAHAHA
    Adoro essa temática ficcional, onde você pode imaginar e expandir os horizontes da sua mente *-*

    ResponderExcluir
  10. Olá Gabby!
    Eu estou louca para começar a ler a série!
    Estou com Fallen aqui em casa pois peguei emprestado com uma amiga mas ainda não consegui começar a ler a série. Outro motivo que não comecei a ler Fallen é que tenho medo de gostar da série e depois custar a conseguir Tormenta para ler também! haha

    Beeijos,
    iSteh

    ResponderExcluir